(11) 94743-9684

Zé Roberto
A música é a medicina da mente e a distância que ontem era um sonho, hoje está perto e a realidade é online.
Professor e músico experiente de guitarra e violão, desde 1984, vem compartilhando seus conhecimentos e experiências com tipos de clientes variados, independentemente da sua idade, habilidade ou preferência musical.
" O jeito mais fácil de ensinar música é fazer você tocar o que realmente gosta e quer".
Entre em contato para saber mais.
Release
José Roberto de Azevedo Ferreira, mais conhecido no meio musical como Zé Roberto, começou a tocar guitarra com 15 anos de idade, após em Janeiro de 1983, assistir dois shows do Van Halen no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo e depois daqueles dias nunca mais ser o mesmo, tendo como ídolo o mestre Eddie Van Halen.
Na época, Zé Roberto jogava tênis pelo Esporte Clube Pinheiros e era mais conhecido como "Ferreirinha", 6º colocado do Ranking e nem sonhava em tocar algum instrumento, ser músico e muito menos "viver" de música, mas depois de assistir aos shows do Van Halen, a única coisa que ele pensou foi: "Eu quero tocar e um dia poder estar lá em cima do palco".
Na segunda feira seguinte aos shows, Zé Roberto abandonou o tênis e comprou sua primeira guitarra; uma Del Vecchio Sumburst usada, ou melhor, muito antiga mesmo.
Teve aulas particulares com o grande guitarrista francês Michel Perie, que morava em São Paulo e foi um dos primeiros guitarristas a se formar no IGT de Los Angeles e ministrar aulas particulares formando grandes músicos no cenário de rock do Brasil.
Após estudar durante 01 ano, Zé Roberto começou a dar aulas particulares para iniciantes, e trocou sua velha Del Vechio por uma Giannini Stratosonic Vermelha. Após mais 02 anos de estudo, resolveu comprar um carro; pois nessa época era muito difícil você conseguir comprar aqui no Brasil uma guitarra importada, tinha que comprar a vista, em dólar e era a muito caro mesmo, então pensou: “Vou financiar um carro e a hora que eu acabar de pagar as prestações, vendo o carro e compro uma GUITARRA mesmo”. E foi o que aconteceu. Trocou sua Brasília 82 (na época uma carro de apenas 03 anos) pela guitarra que está até hoje com o músico: uma Fender Stratocaster Japan 1985 preta.
Após estudar durante 03 anos com Michel, teve aulas particulares com o grande Wander Taffo, in memoriam, exímio guitarrista brasileiro que tocou com Rita Lee e fundou a banda de rock Taffo e foi o idealizador do IGT aqui no Brasil.
Estudou também durante 02 anos com o grande guitarrista e professor Mozart Mello.
Em 1990 ministrou aulas no Conservatório Imagine Centro Musical, em São Paulo durante 03 anos.
Em 1985, com apenas 18 anos, Zé Roberto foi convidado a acompanhar em shows e gravações de programas de tv, a cantora Patrícia, ex-Trem da Alegria, da gravadora RCA, onde além de viajar o Brasil inteiro com a turnê, com a direção musical de Michael Sullivan, gravou na época programas de tv como: Globo de Ouro (Rede Globo), Perdidos na Noite com Fausto Silva (Rede Bandeirantes), Osmar Santos Show (Tv Manchete), entre tantos outros.
Nesse ano também, começou a dar aulas particulares de guitarra e violão na Vila Clementino, e entre seus mais de 200 alunos, destacamos: Dinho (Capital Inicial), Marcio Okayama (professor de guitarra do IGT), Luis (guitarrista do Pink Floyd Cover) e Mauricio Puppo (professor de guitarra).
Zé Roberto tocou também em todo o circuito paulistano de Rock´n´Roll, Heavy Metal e Blues, pisando em palcos que variam desde o Victoria Pub, Woodstock, Black Jack, Blue Note, entre tantos outros.
Com bandas cover, fundou o primeiro cover do Creedence Clearwater Revival, foi guitarrista do Raul Seixas Cover durante 03 anos viajando o Brasil e fazendo shows com Tukley para mais de 15.000 pessoas.
Com músicas próprias, gravou o disco Corrida Noturna com a banda Zona Proibida no estúdio de Luis Schiavon (ex-tecladista do R.P.M.).
Após essa época, fundou o “Duo Woodstock”, com parceria com Marco Grecco tocava covers variados de rock, pop, blues, reggae e nacional tocando em todos os bares da Baixada Santista e no circuito paulistano.
Depois, a dupla mudou o nome para “Marco Zero”, pois com composições próprias gravaram um cd com músicas autorais, destacando a música feita para a Copa do Mundo “Brasil” e o hit “Se Mulher Desse Em Pé” e foram convidados pela Rede Transamérica FM Litoral, a gravar o primeiro Programa Estúdio ao Vivo do Litoral tocando suas composições.
Zé Roberto e Marco Grecco abriram o estúdio On Stage Studio, onde realizavam ensaios e gravações em São Paulo, no bairro da Lapa, onde tocou, produziu e gravou com vários artistas nacionais nessa época.
Atualmente, Zé Roberto apresenta o Programa Terça Maior e ministra aulas particulares de guitarra e violão somente online, pois assim consegue atender todas as pessoas, independente do bairro, região, cidade ou país que o aluno mora, com a qualidade de ter um professor particular ao vivo.
Em 2023, acompanhou a cantora japonesa Aika Honma tocando violão nos shows internacionais realizados no 25° Festival do Japão no São Paulo Expo.
"Amo o que eu faço e fico feliz em poder compartilhar a minha paixão com os outros. Desde 1984, quando iniciei minha carreira como professor de guitarra e violão, tive o privilégio de ajudar inúmeros alunos a descobrirem suas habilidades e talentos naturais e alcançarem resultados nunca sonhados serem possíveis. Se é isso que você gostaria de explorar, não hesite. Entre em contato".

Depoimentos de alunos
"Estudei com o Zé Roberto de 1988 a 1990 e aprendi muito focando em escalas e técnicas de guitarra.
Cheguei a tocar com o Zé Roberto em alguns eventos e no Creedence Cover, banda da qual gostei demais de ter feito parte pois foi uma autenticação de que poderia por meu aprendizado em prática de verdade.
Ainda uso muito tudo que aprendi nas aulas em jams que faço com meus amigos".
Odair Antonio da Silva


¨ Minha experiência de aprendizado com o Zé Roberto de 1987 a 1991 foi transformadora, pois foi através das suas aulas dinâmicas e didáticas que me motivaram a aprender guitarra e tirar as músicas que eu mais gosto.
Recomendo o Zé Roberto como professor para todos com confiança e certeza de um ótimo resultado".
Sérgio Quesada






